Mapa da Feira

Psicanalistas lançam obra “O amor e o divã”, na quarta-feira, dia 10

 

capa dereti 15 x 21.qxd

Nesta quarta-feira, 10, a agenda de lançamento apresenta obra voltada ao campo da psicanálise. Às 20h, no Palco Principal, Joseana Simone Deckmann Lima, Antonio Quinet, Sandra Tireck Junqueira e Terezinha Saffi apresentam “O amor e o divã: estudos psicanalíticos”.

Joseana Simone Deckmann Lima explica que o livro reúne textos dos membros do Fórum do Campo Lacaniano de Joinville e de psicanalistas convidados do território nacional e exterior. É fruto de trabalho que vem sendo realizado desde 2002 com a transmissão da psicanálise em Joinville. No livro constam os frutos do curso de extensão em psicanálise realizado em 2010 com o tema ‘O amor e o divã’.

A publicação recebeu apoio do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura.

SOBRE OS AUTORES

Antonio Quinet – Psicanalista, psiquiatra (Université Paris XIII), e doutor em filosofia  (Université Paris-VIII). Ancien Interne des Hôpitaux de la Region  Parisienne, Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.  Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Professor Adjunto do Mestrado de Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA. Pesquisador convidado do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Docente de Formações Clínicas do Campo Lacaniano – Rio de Janeiro. Diretor da Cia. Inconsciente em Cena (vinculada à pesquisa na UVA de Teatro e psicanálise).  Dramaturgo e encenador (“A  lição de Charcot”, “X, Y e S – abertura do teatro íntimo de Strindberg”,  “Artorquato”, “Oidipous, filho de Laios”, “Variações Freudianas 1: o  sintoma” e “Abram-se os histéricos!”). Editor da revista En-je (França). Formação psicanalítica realizada no anos 80 em Paris na École de la Cause freudienne. Foi Professor-assistente do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII (Vincennes), defendeu aí sua tese de doutorado em Filosofia com a orientação de Alain Badiou. Após o rompimento com a Associação Mundial de Psicanálise e a ECF, foi um dos membros fundadores da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano (IF) e em seguida da Escola  da IF (EPFCL). Autor dos livros “Teoria e clínica da psicose” (5ª ed., Forense Universitária), “Artorquato” (Editora 7 Letras). Em sua coleção própria na Editora Zahar publicou: “As 4+1 condições da análise” (13ª ed.), “A descoberta do inconsciente” (4ª ed.), “Um olhar a mais” (2ª ed.), “A lição de Charcot”, “Psicose e laço social” (2ª ed.), “A Estranheza da Psicanálise: a Escola de Lacan e seus analistas”,  e na coleção Passo a passo, na mesma editora, “Os outros em Lacan”. Além disso no exterior “Las condiciones del analisis” (Atuel, Argentina) e “Un plus-de-regard” (Editions du Champ Lacanien, França – esgotado, no prelo como livro de bolso pela Editora Erès). Co-autor e organizador das coletâneas “Jacques Lacan: a psicanálise e suas conexões” (Imago), “Extravios do desejo – depressão e melancolia”, “Psicanálise e psiquiatria – controvérsias e convergências” e “Na mira do  Outro – a paranóia e seus fenômenos” (Marca d’Água Liv. e Ed.); autor de artigos publicados em revistas e livros na Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Inglaterra. Tradutor de Lacan no Brasil, foi responsável pelas versões dos Seminários 2 e 7 e de Televisão, além de outros artigos. Profere conferências e seminários em diversos países e cidades no Brasil. Coordenador do Curso de psicanálise em extensão do Centro de Estudos de Psicanálise de Joinville vinculado ao Campo Lacaniano.

Alba Abreu Lima – Psicanalista, psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL). Fundadora e Membro-docente do Projeto Freudiano de Aracaju e Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Autora de Psicologia Jurídica: lugar das palavras ausentes.

Ana Laura Prates Pacheco – Psicanalista, AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Fórum de São Paulo. Diretora (2010-2012) da EPFCL-Brasil. Coordenadora da Rede de Pesquisa de Psicanálise e Infância das Formações Clínicas do Campo Lacaniano – São Paulo. Especialista, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Autora de “Feminilidade e experiência psicanalítica”.

Andréa Brunetto – Psicanalista, AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL-Brasil), psicóloga, Diretora do Ágora Instituto Lacaniano. Autora de “Psicanálise e educação: Sobre Édipo, Hefestos e outros desamparados dos dias de hoje”.

Didier Castanet – Psicanalista. Doutor em Psicologia, Membro da  Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL), AME da EPFCL, Professor da Universidade de Toulouse-Le Mirail, Professor da Faculdade Clínica Psicanalítica do Sudoeste.  Autor de Seminários para a escola (com outros psicanalistas): Suposta(s) dimensão de prazer (2003-2004), O inconsciente lacaniano (2005-2006), Estrutura e hystoire (2006-2007), O falasser  e o prazer (2007-2008), Da análise do inconsciente sem fim com final (2009-2010).  Docente do Colégio de Clínica Psicanalítica. Co-diretor da Revista “L’En-je lacanien”.

Elisabeth da Rocha Miranda – Psicanalista, Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Grad. em Pesquisa e Clínica em Psicanálise UERJ.  Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns (AME). Professora do Mestrado em Psicanálise, saúde e sociedade da Universidade Veiga de Almeida UVA-RJ. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – PUC –RJ. Professora coordenadora do curso de extensão “O feminino em Psicanálise” PUC-Barra. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – UVA –RJ. Membro do Colegiado de Ensino de Formações Clínicas do Campo Lacaniano-RJ. Membro do Conselho Editorial da Revista Marraio – publicação de Formações Clínicas. Membro do Conselho Editorial da Revista Affecctio Societatis da Universidade de Antioquia como parecerista. Autora de diversos artigos publicados no Brasil, França, Espanha, Colômbia e Austrália. Fez palestras e publicou ensaios em várias instituições, no Brasil e no exterior.

Gloria Sadala – Psicanalista. Doutora, Mestre e Especialista pela UFRJ. Coordenadora do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade e do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico Institucional da Universidade Veiga de Almeida/RJ.Supervisora clínica do Curso de Psicologia da UVA/RJ. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC/RJ. Membro do Colegiado de FCCL/RJ. Autora de diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil. Co-autora do livro “A(barrada) Mulher – na psicanálise e na arte”. Fez palestras em diversas universidades e instituições psicanalíticas.

Joseana Simone Deckmann Lima – Psicóloga, membro participante da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL), membro  do Fórum do Campo Lacaniano de Joinville (FCLJ), especialista em Psicologia Jurídica pela PUC/PR, especializanda em Saúde Mental e Dependência Química pela FAPAG, docente no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina. Co-autora do livro: Memórias da Psicologia Catarinense, CRP12 , 2011.

Maria Anita Carneiro Ribeiro – Psicanalista. Membro (AME) de Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Pós-Doutorado em Psicologia PUC-RJ, Membro do Colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano, Professora do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (RJ), Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica (PUC-RJ). Autora dos livros: Um certo tipo de mulher e A neurose obsessiva.

Maria Luisa Rodriguez Sant’Ana – Psicanalista. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, Membro da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano, Mestre em Pesquisa e Clinica em Psicanálise pela UERJ (RJ), Psicanalista clínica,  Psicóloga do Hospital Municipal de Belford Roxo (RJ).

Robson dos Santos Mello. Psicólogo, analista praticante membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL), coordenador do FCLJ, diretor geral da Casa Vida: Clínica & Comunidade Terapêutica – São Bento do Sul/SC. Co-autor do livro: Memórias da Psicologia Catarinense, CRP12, 2011.

Sandra Tireck Junqueira – Psicóloga, analista praticante membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL),  delegada (2010-2012)do Fórum do Campo Lacaniano de Joinville, Coordenadora e Docente nos Seminários de Psicanálise do Centro de Estudos do Campo Lacaniano de Joinville, pós-graduada em Filosofia e Psicanálise pela UFPR.  Especialista em Avaliação Psicológica pela FGG. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia, diretora geral da Clínica Psiqué – Joinville-SC. Co-autora do livro: Memórias da Psicologia Catarinense,CRP12 , 2011.

Sonia Alberti – Psicanalista, Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IP/UERJ), Procientista da UERJ, Pesquisadora do CNPq. Analista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Mestre em Filosofia pela PUC-Rio; Mestre em Psicologia conforme revalidação de seu D.E.A. em Psicanálise da Université Paris VIII – St. Denis; Doutora em Psicologia conforme revalidação de seu doutorado em Psicologia da Université Paris X – Nanterre; Pós-doutora pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou os seguintes livros: Esse sujeito adolescente (Ed. Contra Capa, está na 3a edição); Crepúsculo da alma. A psicologia no Brasil no século XIX (Ed. Contra Capa); O adolescente e o Outro (Jorge Zahar Ed.). Organizou várias coletâneas e é autora de inúmeros artigos.

Terezinha Saffi Dias de Castro – Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica – Abordagem Psicanalítica. Analista Praticante da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil. Co-fundadora do Fórum do Campo Lacaniano de Joinville e do Centro de Estudos do Campo Lacaniano de Joinville. Co-autora do livro: Memórias da Psicologia Catarinense, CRP12 , 2011.

Vera Pollo – Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicologia pela PUC-RJ; D.E.A. pela Universidade de Paris VIII. Analista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, da Internacional dos Fóruns e do Colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano-RJ. Professora Adjunta do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida e da Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RJ. Exerce a clínica no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente [NESA/HUPE/UERJ] e em consultório. É organizadora de “Comunidade analítica de Escola: a opção de Lacan” ( Marca d’Água Livraria e Editora, 1999); autora de  “Mulheres histéricas” (Contra Capa Livraria, 2003) e de “O medo que temos do corpo” (Editora 7Letras, 2012).

Zilda Machado – Psicanalista. Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, membro do Fórum de Belo Horizonte.  Docente de Formações Clínicas do Campo Lacanino de Belo Horizonte.

Visitantes Únicos