Mapa da Feira

Funcionária da Biblioteca Pública lança livro de poemas na Feira do Livro

Os fios traçados ao longo das páginas podem surpreender o leitor, mas têm uma missão: mostrar as teias e o tecer do texto da escritora e poetisa Rita de Cássia Alves, funcionária da Biblioteca Pública Municipal de Joinville, que lança sua quarta obra nesta sexta-feira (12), às 16 horas, na Feira do Livro de Joinville. O livro vem a público sete anos após o seu último, “Pelo Submersa”, datado de 2005.
Rita trabalhou o “Fios de Agora” com três temáticas distintas: a questão delicada das teias; o tecer da aranha como metáfora para o tecer do texto e o tempo compreendido por meio da psicanálise. Fruto de um amadurecimento marcado por novas experiências, a obra revela um período de estudos e de concentração por parte da autora. “Penso que o contato com os outros escritores foi um excelente laboratório ao longo destes anos”, conta.
As 58 páginas do livro são ilustradas com fios que se encontrarão ao longo do livro. “Cada tema é um laboratório, e a poesia ressalta todos os mistérios. As metáforas saem dos seus casulos e os versos vão tecendo o homem – esta seda dos dias”, resume.
A poetisa é uma das idealizadoras e principais incentivadoras da Confraria do Escritor, projeto ligado à Biblioteca Municipal que propicia a troca de experiência entre artistas locais e estimula a publicação. Para Rita, é justamente essa troca relevante com outros escritores que marca a diferença entre a penúltima e a última obra. “Acredito que o escritor deve estar sempre se aperfeiçoando, buscando capacitação”, diz, antecipando que esse deve ser seu último livro de poesias. “Eu não vou deixar de ler poesias, mas agora estou escrevendo mini-contos e preparo um livro infanto-juvenil”.
Muralhas de Lã
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marcos Laffin lança, no mesmo dia e horário, a obra “Muralhas de Lã”, que tem na sexualidade do homem e no gênero masculino multifacetado a sua principal temática. Laffin e Rita comemoram, juntos, 30 anos de poesia “Nos conhecemos na década de 80, em um movimento que começou pela rádio, no ‘Show das 10 em tempo de poesia’”, lembra Rita.
As obras custam R$ 20. Além do lançamento, haverá a apresentação do violinista clássico Ananias Almeida.
O encontro será realizado no Auditório Alcione Araújo. (Com informações da Secretaria de Educação do município)
Visitantes Únicos