Mapa da Feira

Escritora Roseana Murray reencontra comunidade da Estrada da Palmeira

Roseana Murray 2

Um abraço com gosto de poesia. Um encontro com sabor de música e cheiro de flor. Entre outras definições, essas são as que mais se aproximam das expectativas dos alunos da Escola Municipal Hermann Muller e da comunidade rural da Estrada da Palmeira, que recebem na próxima terça-feira (9) a escritora e poetisa Roseana Murray, uma das convidadas para a Feira do Livro de 2013.

Roseana dispensou o hotel e escolheu ficar perto da terra e da natureza, o “seu elemento”. Quem vai recebê-la é a diretora da Escola Hermann Mueller, Silvane Aparecida da Silva de Almeida, que desde 2009 tem uma espécie de parceria com a escritora. “A Roseana sempre fala que a Hermann Mueller é a sua escola dos sonhos. Isso nos enche de responsabilidade”, comenta. Uma das condições para participar do evento foi poder visitar a escola. “Faremos um café da manhã para ela, ao ar livre, e preparamos tudo com muito carinho”.

O primeiro encontro entre a Hermann Mueller e Roseana Murray foi em 2009. A escritora fazia parte do imaginário das crianças e era tema de atividades que destacavam a poesia e a natureza. Quando chegou a escola, foi abraçada e aclamada. “Nós plantávamos a poesia dela. Foi muito legal, porque os alunos menores não acreditavam e perguntavam se ela era de verdade. Para eles, ela era uma flor”, relembra Silvane.

A intimidade entre a escola e a escritora continuou. Em 2011, em uma parceria com a Agrícola da Ilha, Roseana foi homenageada com o lançamento de uma hemerocallis  batizada com o seu nome. “Da mesma maneira que os africanos possuem um animal ancestral eu possuo uma flor que sou eu, tamanha a nossa identificação. A minha flor se multiplicará como a minha poesia e também não sei onde deitará raízes. Ela já faz parte do meu ser”, escreveu, na época, em seu blog.

Em 2013, o encontro deve suscitar novas experiências para as crianças e para a comunidade da estrada rural. Os preparativos já começaram. Segundo Silvane, a escola está “se vestindo” de Roseana Murray. Atualmente, a escritora trabalha em parceria com o filho, Guga Murray, que a acompanha na viagem. A obra “Caixinha de Música” chegará a casa de todos os alunos, que compartilharão as poesias musicadas com as famílias. “O livro vai acompanhado de um diário de bordo para as casas das crianças”, conta a diretora.

Se por parte da escola a expectativa é grande, por parte da escritora não fica por menos. Em seu blog e no Facebook, Roseana tem anunciado a visita à cidade. Em um dos posts, sua irmã, a ceramista Evelyn Kligerman, revela o que a escritora trará na bagagem: um lindo quadro ilustrado com a poesia: “Flores alimentam sonhos/Dão de comer aos olhos/ Arrumam e desarrumam formas e cores”. (Com informações da Secretaria de Educação de Joinville)

Serviço: Roseana Murray estará na Escola Municipal Hermann Mueller na próxima terça-feira (9) – Endereço Escola Hermann Mueller: Estrada Palmeiras, 1127 – Rio Bonito, Pirabeiraba – Telefone (47) 3464-1395. Na quarta-feira (10), ela integra a programação da Feira do Livro, a partir das 14h, no Teatro Juarez Machado. Às 19h30, ela participa de um debate no Auditório Alcione Araújo.

Visitantes Únicos